terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

SCRABBLE (doméstico) e o planeamento familiar

Entrar na sala de aula, mesas arrumadinhas em "autocarro", um quadro, cadernos, manuais e um professor a ensinar matéria. Uma combinação que existe desde 1$%&, em 20%& somamos à equação um video projetor ou quadro interativo. 
Como professores, é importante colocarmos os alunos a participarem mais das aulas, a interagir entre si e com o professor. 

Na aula de hoje do 8º ano, para falarmos das problemáticas da sexualidade e de planeamento familiar, fizemos um jogo. Um género de SCRABBLE doméstico e mais prático.

Podia ter lido o manual, podia ter mostrado um dos milhentos videos do youtube sobre este assunto, ou um preza, ou um powerpoint, mas não, juntei-os por grupos e construíram palavras sobre as temáticas propostas, o assunto já não era novo. Há coisa de mês a enfermeira tinha estado na escola a falar sobre este tema, o professor de ciências já tinha dado a matéria também, portanto o meu trabalho estava de certa forma facilitado quanto aos conteúdos. Depois das palavras escritas, foram passadas para o quadro e lançamo-nos ao debate, com a sala em U, eu sentei-me no meio deles, espicacei. Trabalhámos as temáticas, eles partilharam assuntos que não partilham com ninguém, rimos, discutimos. 
E no fim saímos (eles e eu) felizes porque a aula tinha mesmo sido diferente.

NOTA: Usei duas aulas, uma para o jogo e uma segunda aula onde fizemos o debate baseados nas palavras resultantes do jogo.



"SCRABBLE doméstico"


1. Os alunos são divididos por grupos de 4 a 6 elementos;
2. A cada grupo é entrega um enunciado do jogo e uma folha de pontos;
3. Os alunos têm construir palavras com as letras disponíveis e somar os pontos de cada palavra;
4. Montam a palavra, passam-na para o papel e com as mesmas letras podem construir infinitas palavras.
5. Ganha o grupo que mais pontos conseguir.

O professor deve trabalhar as respostas com todos os alunos ao mesmo tempo.

Dica: Eu imprimi as letras em cartolina A3, assim poderei usar noutras dinâmicas. E também lhes dei uma fotocopia das paginas do manual que falam de planeamento familiar (eles quase não têm manuais).






Sem comentários:

Enviar um comentário