quarta-feira, 26 de setembro de 2018

1º Ciclo

Bom dia colegas,

No outro dia lia um post de uma colega nossa, no facebook, que dizia que a ia dar aula a um só aluno do 1º ciclo. A nossa (professores de EMRC) realidade é diferente de ano para ano, de escola para escola, mas no fundo todos acabamos por passar por situações idênticas. E são essas situações que também nos vão unindo, porque todos compreendemos o que é dar aula apenas a um aluno, dar aulas a todos os anos do mesmo ciclo juntos, ter alunos que não têm manuais, que não têm lápis, que gostavam de estar noutro lugar e estão nas aulas de EMRC, ou que escrevem no quadro "O professor de EMRC é o melhor do mundo". Lá está, somos professores de uma disciplina muito especial e o facto dos nossos alunos escolherem matricular-se nela, também os torna especiais. 
Este ano voltei a ter todos os alunos (1º, 2º, 3º, 4º) reunidos na mesma sala à mesma hora e muitos dele com manuais (o que a oferta dos manuais faz). Mas o que fazer com estes miúdos todos juntos, ávidos de usarem os seus livros e todos com níveis de ensino diferentes????

Assim sendo fui ao programa de EMRC e juntei as unidades mais fáceis de trabalhar em concordância. Por cada semana escolho uma das atividades de um dos manuais e preparo fichas para os restantes sobre o mesmo tema.

Para começar, vamos trabalhar:
1º ano: Ter um coração bondoso
2º ano: Ser Amigo
3º ano: Ser solidário
4º ano: O perdão


A aula desta semana foi escolhida do manual do 2º ano, trabalhei a história dos 3 amigos. Coloquei a história num ptt e li aos alunos, depois distribui as fichas pelos alunos e os do 2º ano fizeram as atividades do próprio manual.

Aqui ficam os materiais:

5 comentários:

  1. Obrigado pela partilha...
    Muito bom!...
    Tenho a dizer-te que me tens sido muito útil e que tenho "roubado" muitas ideias e...

    ResponderEliminar
  2. Adorei. Muito obrigada pela partilha Filipa. Bem haja!

    ResponderEliminar
  3. Olá Filipa!!! Espero que estejas bem e que todos aí em casa também!!! Ando a roubar-te materiais porque realmente és idiota! obrigada pela ajuda!!! Um abraço e vai continuando a partilhar, bom ano!

    ResponderEliminar
  4. Oq teus alunos não têm livro? Oq meus têm o que, verdade seja dita, em caso do turmas isoladas ajuda. Na salada russa de turmas... Nem por isso. Obrigada pelo teu trabalho. É fantástico.

    ResponderEliminar