terça-feira, 30 de outubro de 2018

Quem é Quem? dos santos

Fazia algum tempo que não dava aulas ao 1º ciclo. Andava eu muito empolgada a "distribuir o programa" pelas aulas e a preparar coisas giras, mas... Está a chegar o dia de Todos os santos e o dia de São Martinho e na escola só se fala do Halloween e da Maria Castanha. Assim lá me rendi aos factos e pensei que talvez fosse melhor falar/trabalhar (d)os nossos dias católicos nas aulas. 

O que é que os mais pequenos gostam? JOGOS

Lá pensei no jogo do quem é quem para os Santos.


Quem é quem? (dos Santos)

1. 9 cartas com diferentes santos. (CARTAS)
2. Um power point com curiosidades sobre estes santos. (PTT)
3. Elásticos com a medida da cabeça. (compram num chinês)


Depois de trabalhar o ptt com os alunos, fi-lo várias vezes, criei grupos de 3 alunos, dei-lhes algumas cartas e um elástico. Um dos elementos do grupo coloca o elástico na cabeça e prende uma carta na testa, de forma a que os outros consigam ver, estes vão dando indicações do santo (as ditas curiosidades dos ptt) até que o outro adivinha. Quando adivinha passa o elástico ao próximo.

Ponto da situação: Eu achava que estava a ser demasiado audaz na escolha do jogo, até porque as minhas turmas têm alunos de todos os anos, mas curiosamente o jogo correu muito bem. Eles fixaram muito bem as curiosidades e depois ao jogarem foi fácil ajudarem o colega a adivinhar.























Para o São Martinho, já tenho uma turma de 5º ano a treinar a lenda, para no dia 10 de novembro a ir contar aos alunos do 1º ciclo. Esta atividade é feita em articulação com a biblioteca da escola.


Sem comentários:

Enviar um comentário