sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Filmes vs Curtas metragens


No "antigamente" eu mostrava filmes nas aulas, aqueles longos filmes que duravam aulas a fio, tipo 4 aulas para verem um filme. Mas comecei a aperceber-me de várias coisas:
  1. Quando chegava ao fim do filme já eles não se lembravam do inicio;
  2. Passavam mais tempo distraídos que com atenção;
  3. Perdia muitas aulas;
  4. Com a evolução das tecnologias, muitos dos miúdos iam ver o resto do filme à internet e o resto das aulas (de filme) deixavam de ter interesse, ainda havia aqueles que já tinham visto "o filme na net";
  5. Nem todos os conteúdos do filme interessavam;
E podia continuar aqui a enumerar conclusões, certamente vocês também têm algumas a referir. Mas avancemos para as resoluções dos problemas.

Curtas-metragens, segundo o Wikipédia, "Curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de pequena duração (...) de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária". Ou seja, exatamente aquilo que nós precisamos para mostrar nas aulas. Algo curto, objetivo, que capte a atenção e que nos ajude a transmitir a mensagem. O youtube é uma extraordinária fonte de curtas. 
Às vezes até um anúncio publicitário serve para mostrar aquilo que queremos. 
Também acontece mostrar um excerto do filme, apenas aquela parte mais importante, ou um Talk TED.

Exemplos:

Família



Direitos da Criança



Dignidade da vida




Liberdade - manipulação da liberdade



Viver juntos - trabalhar em equipa



Podia continuar colocar curtas metragens, anúncios, pequenas entrevistas, etc. Mas vou deixar para ir partilhando ao longo do ano letivo. 









1 comentário: