sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Vamo-nos conhecer melhor??????

Para muitas escolas, ontem foi o grande dia!!!! Encheram-se de criançada e adolescentes, pais e professores. A dor de barriga não é apenas para os meninos é também para alguns professores. Isto de chegar a uma escola nova e não conhecer ninguém é um pouco complicado e conhecer os novos alunos também nos deixa um pouquinho nervosos...

As primeiras aulas são sempre dedicadas a conhecer os novos alunos ou a então a deixa-los (aqueles que já conhecemos) falar das suas férias e das aventuras que viveram ao longo destes quase três meses fora do recinto escolar!

Aqui vos deixo algumas sugestões de dinâmicas que podem fazer para promover a conversa e a "ordem" dentro da sala de aula...


Dinâmicas para pessoas que não se conhecem

1. O comboio dos nomes

Finalidade: Conhecer o nome dos elementos do grupo;

Procedimento: O primeiro jogador apresenta-se a si próprio dizendo o seu nome. O segundo jogador apresenta o primeiro e apresenta-se a si próprio. O terceiro apresenta-o segundo jogador  de seguida o apresenta o primeiro e por fim apresenta-se a si próprio e assim sucessivamente, até todos estarem apresentados.

Dica: É necessário ter uma boa memória para que este jogo funcione, ao mesmo tempo jogado várias vezes permite fixar o nome dos alunos com mais facilidade.


2. Frutaria

Finalidade: Conhecer o nome dos elementos do grupo;

Procedimento: O Professor pede aos alunos para formarem um circulo, de pé, e este fica no centro. Então aponta ao acaso para um aluno e se disser "Morango", este deve dizer o seu nome; se disser "Limão" deve dizer o nome do jogador situado à esquerda e se disser "Laranja", deve dizer o nome do jogador situado à sua direita.
O professor dirige-se sucessivamente a alunos diferentes. Quando todos parecem conhecer o nome dos seus parceiros, o professor, para tornar o jogo mais dinâmico pode dizer "Salada de Frutas" e, nesse caso, todos trocam de lugar e o jogo continua.

3. Eu sou... e ele...

Finalidade: Conhecer o nome dos elementos do grupo; ajudar a reparar nos outros elementos.

Procedimento: O Professor pede aos alunos para formarem um circulo. Cada elemento do circulo diz o seu nome e acrescenta ao seu nome algo que repara no parceiro que está à sua esquerda. Por exemplo: a cor dos olhos, peças de vestuário, traços físicos, características de comportamento.

4. Nome e gesto

Finalidade: Conhecer o nome dos elementos do grupo;

Procedimento: O Professor pede aos alunos para formarem um circulo. Um aluno diz o seu nome e acompanha-o com um gesto. Por exemplo: "Eu sou a Filipa e bato palmas". O segundo jogador deve começar por apresentar o primeiro, diz o nome dele e repete o gesto, de seguida, apresenta-se a si próprio, acompanhando o nome com uma ação diferente da primeira. O terceiro jogador deve apresenta o segundo e o primeiro, dizendo o nome deles e repetindo o gesto, de seguida, apresenta-se a si próprio, acompanhando o nome com uma ação diferente de todas as outras.

                
                                           Dinâmicas para pessoas que se conhecem

1. Persuasão

Finalidade: Dar largas à imaginação, fomentar o diálogo, contribuir para o aumento do conhecimento entre as pessoas.

Procedimento: Escolhem-se três juízes e dá-lhes tempo para definirem um sistema de pontuação. cada jogador tenta convencer os juízes de que é merecedor de uma tablete de chocolate, usando como argumentos tudo o que fez nas férias. A atribuição do prémio deve ter em conta a originalidade e o poder de persuasão.
(para esta dinâmica é necessário um chocolate)

2. Frases incompletas

Finalidade: Dar largas à imaginação, fomentar o diálogo, contribuir para o aumento do conhecimento entre as pessoas.

Procedimento: O professor entrega a cada membro da turma uma série de frases incompletas. Sugiro algumas, mas serão vocês a acrescentar as restantes:
"O melhor das minhas férias foi....."; "Ao longo das férias tive mais saudades de...."; "Nestas férias gostei de ...."; "Uma coisa boa que me aconteceu estas férias foi..."
Os alunos devem completa-la de forma a partilharem com os restantes elementos as suas férias, se o professor quiser pode recolher as frases, baralhar e voltar a distribuir, de forma a que a partilha seja maior.



Boas aulas!


Sem comentários:

Enviar um comentário