domingo, 25 de setembro de 2016

A missão de levar Deus no sorriso...

Qual é a diferença entre mim e os outros professores?
Desde de que dou aulas que "vagueio" por escolas diferentes, em todas elas causo espanto nos meus colegas. Para dizer a verdade este espanto é um tanto ao quanto perturbador e suscita-me algumas dúvidas. Em primeiro é importante explicar o dito espanto, 1º sou muito nova, 2º acham que leciono tudo menos EMRC, 3º sou loura, 4º uso saias acima dos joelhos, 5º até sei umas coisas de informática, 6º os alunos até gostam e querem ir às minhas aulas, 7º sou simpática, 8º riu para eles, 9º defendo os alunos, 10º preocupo-me com os alunos, podia continuar aqui a enumerar causas de espanto... Posto isto eu penso "Mas existe um estereótipo de professor/a de EMRC?" pois se calhar existe e isso é realmente triste, porque perante o espanto dos meus colegas em relação a estas coisas todas, o estereotipo que eles têm do professor de EMRC não é muito agradável e nem se quer é algo que nos devemos orgulhar.

Nós colegas, somos a imagem de Jesus nas nossas escolas, nós devíamos ser o melhor exemplo, um exemplo de alegria, de amor, de paz, de gratidão, de boa disposição, de modernidade. Por vezes até parece que a ideia que têm do professor de EMRC é má, é a ideia de alguém maçador, "antigo", etc. Nas escolas nós temos uma missão, o anuncio não é só para os nossos alunos, às vezes também o é para os nossos colegas, mas a eles nós não podemos dar aulas, também não nos podemos por a pregar o evangelho, nem a fazer homilias, mas podemos ser apóstolos, ser exemplo, ser o evangelho vivo. Podemos despertar neles a curiosidade, o que leva esta colega a ser assim, o que leva esta colega tão igual a mim a acreditar, a ter fé, a dar o exemplo.

O meu sorriso pode ser a alegria de outro, por mais problemas que eu tenha esforço-me para a partir do momento que estaciono o carro no parque da escola até ao momento em me venho embora, por sorrir, porque eu sei que o meu sorriso para muitos é uma luz. Eu sinto que entre muitas outras formas, Deus também entra na minha escola através de mim. Que eu sou uma professora tão igual aos outros, mas ao mesmo tempo tão diferente. Eu dou a melhor disciplina, eu transformo corações, a minha disciplina tem o poder de transformar vidas. 

Amigos/Colegas cabe a nós compreendermos isto e fazermos a diferença. Pensem que têm nas vossas mãos o futuro da humanidade e efetivamente têm e por isso somos demasiado importantes para deixar que continuem por ai maus estereótipos sobre nós. (o único que ainda podemos admitir é o de agente de viagens e contra nós falamos, porque se à "disciplina que gosta de viajar" a nossa é uma delas e não é para ter mais alunos, é para proporcionar ao futuro da humanidade mais experiências de vida que se estivessem fechados numa sala de aula não adquiriam).

Meditem...

1 comentário: