segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

1º Ciclo "Missão impossível"

Só lecionei ao primeiro ciclo um ano, este é o segundo, tenho a dizer uma coisa "Eu admiro muito os professores do 1º ciclo". Hoje lia, algures no facebook, uma colega a dizer que não sabia se "passava no exame" de ter primeiro ciclo e senti que não estava sozinha. 70% dos meus alunos do 1º ciclo parecem "escolhido a dedo", alias este ano 60% dos meus alunos todos parecem "escolhidos a dedo". Quando dou aulas sinto que falo chinês, a maioria não tem regras, não tem interesse em fazer nada, quando dou conta levanta-se um para ir bater noutro, ou para roubar o lápis, outro está debaixo da mesa, um abalou sala fora, riscam os trabalhos dos colegas... um cenário de doidos! Mas o pior é mesmo o falar para o ar, eles não me ouvem, é simplesmente desmotivante... não vale a pena falar baixo, ou gritar, já não sei que pedagogia usar! Hoje em conversa com uma das professoras deles, ouvi  o seguinte: "Estás a ver a minha cara? acho que não aguento o segundo período aqui!", percebi que eles não o faziam só comigo, mas a minha situação agrava-se porque eu tenho os dela e os do outro colega e mais os da outra colega... todos juntos numa sala. 
Eu sempre gostei de miúdos pequenos, de verdade, achava que tinha uma vocação especial! Mas estes meus novos alunos hoje acabaram com tudo aquilo que eu achava sobre essa minha vocação especial! Pode ser que em janeiro voltem melhores, ou eles ou eu!

Aqui fica o meu desabafo... 
Peço desculpa, mas o dia hoje foi difícil!


E como uma vez uma seguidora/colega me disse: "Continua a escrever aqueles desabafos porque assim não me sinto tão sozinha!"

Obrigada por irem lendo e usando as ideias que aqui vou publicando.

4 comentários:

  1. Vá... Coragem! Melhores dias virão... Descobrirás, com a ajuda do alto, a pedagogia a seguir...

    ResponderEliminar
  2. Vá... Coragem! Melhores dias virão... Descobrirás, com a ajuda do alto, a pedagogia a seguir...

    ResponderEliminar
  3. Força colega. Não é fácil.
    Tenho uma turma do 1º Ciclo, com alunos do 1º ao 4º ano. Esta turma é o "resumo" de um Centro Escolar que fica no meio (literalmente falando, pois para ir para lá é uma rua sem saída que termina numa rotunda - a escola fica na rotundo - para voltar atrás) de um bairro social. Até os carros de limpeza da escola roubam, etc... Por sorte, tenho aula à terça e esta semana é feriado (iupi)... Vou dando uma aula de cada vez, pensando, essencialmente, nos alunos interessados e sempre (ou quase) aos berros. Os outros vão por arrasto e exemplo dos melhores alunos. Eles adoram o professor de EMRC pois é o único que fala e "brinca" com eles na hora do recreio de almoço (vou sempre um pouco mais cedo e eles já estão à minha espera para brincar e contar as novidades).

    Força nisso e não desanimes. Consulto imenso as tuas partilhas e conheço vários colegas (alguns com bastantes anos de serviço) que também usam as tuas publicações como inspiração. És uma fonte de inspiração.

    Espero ter ajudado alguma coisa.
    Bjinho e bom trabalho.

    ResponderEliminar
  4. Cara amiga
    O caminho é longo, a trevessia estreita! Há dias assim, turbulentos, mas acredita em ti e no Altíssimo, que o caminho faz-se caminhando! Por vezes, tudo é incerto, mas com calma, amor e dedicação que lhes vais chegar ao coração. Quanto ao comportamento, são aquilo que vivem e aquilo que vivem por vezes é uma completa dessarrumação interior fruto da conjuntura familiar e socail. Ânimo, coragem e perseverança que os dias mais calmos surgirão! Não tenhas medo e resiste confiante no Senhor! Deus nunca dá a carga maior que a capacidade humana de a suportar. A Cruz também faz parte da vida, mas é com palavras de confiança que quero terminar: tu sabes como conseguir! Eu sei que sim! Ânimo e alegria na presença do Senhor! Música talvez possa ajudar.

    ResponderEliminar