segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Natal em factos históricos "Tréguas de Natal"

Os alunos mais velhos não têm o mínimo interesse em ver videos com bonequinhos sobre o Natal, já sabem (ou deviam saber) que Natal é em primeiro o nascimento de Jesus. Mas também lhe podemos ensinar que natal é tempo de partilha, de solidariedade...

A cadeia de supermercados inglesa Sainsbury's lançou este ano, aquele que já é considerado o melhor anúncio de Natal do ano.


100 anos depois, vemos a passar na internet e em todas as televisões do U.K. a recriação daquilo que aconteceu nas trincheiras (frente ocidental) dos campos de batalha da 1ª Guerra Mundial durante a noite e dia de Natal de 1914.
Cerca de 100 mil soldados ingleses e alemães, assim como alguns franceses, trocaram durante toda a ultima semana do advento canções e e saudações festivas, ao ponto de no dia 25 de Dezembro de 1914 muitos soldados se aventurarem até ao território que separava as trincheiras (Terra de Ninguém), onde trocaram alimentos e presentes, confraternizaram e até jogaram uma partida de futebol.





Esta "Trégua de paz" é vista como um dos momentos mais simbólicos de Paz e humanidade ocorridos no meio dos eventos mais violentos da história da modernidade




Sem comentários:

Enviar um comentário