Peço desculpa, mas ultimamente os meus post não servem para ajudar diretamente nas aulas (não são fichas, não são musicas, não são curtas), à semelhança de muitos de vocês, continuo desempregada e esse facto não me dá muito alento para pensar em materiais. Em contrapartida, vou publicando algumas ideias pessoais, que indiretamente, nos vão ajudando a pensar em nós mesmos, nas nossas aulas, nos nossos alunos (os antigos, os presentes e futuros), nas nossas famílias....
Nos últimos tempos tenho-me deparado, mais do que desejava, com o espaço que a tecnologia ocupa na minha vida. De manhã acordo com o despertador do iPhone, há muito que deixei de usar um despertador na mesa de cabeceira; enquanto me despacho oiço radio no mesmo iPhone ou no iPad, depois aqueço a água para o café na chaleira elétrica, enquanto tomo o pequeno almoço ligo a televisão para ver as notícias, mas acabo por ficar com os olhos colados nas páginas da internet que entretanto abri no iPad. Quando entro no carro faço uma chamadinha de bom dia para alguém ou envio uma ou outra mensagem. Durante o dia, tenho acesso a um sem fim de meios tecnológicos que, se me faltam, eu já considero "o dia perdido", dou aulas usando o video-projector, se numa aula a tecnologia falha, já é uma "carga de trabalhos". Já não ando carregada com os manuais de todos os anos, tenho os manuais todos em pdf numa pequena pen (que tem uma capacidade gigante). Hoje não gasto 1€ no jornal, tenho uma aplicação que me permite lê-lo no telemóvel; hoje não vejo o boletim meteorológico, pois tenho uma aplicação que me permite ver o tempo ao minuto. Já não me preocupo com o facto de saber ou não saber cozinhar, pois tenho uma Bimby. Hoje já não nos preocupamos com a chuva e a roupa que não seca, pois temos uma máquina que seca a roupa. Hoje não nos preocupamos com a ida ao supermercado, pois compramos tudo online....
Se meditarmos um bocadinho percebemos que a tecnologia trouxe coisas maravilhosas às nossas vidas: num simples "clik" podemos viajar pelo mundo inteiro, com uma pequena panela fazemos maravilhas culinárias e num pequeno aparelho temos um sem fim de funções (radio, relógio, internet, editor de texto, telefone, correio, bíblia).
Agora eu faço a pergunta: Muitas destas coisas são realmente boas, necessárias????? Fazemos nós o uso devido das mesmas?????
Quantas vezes nos apercebemos nós, quando estamos com um grupo de amigos que entretanto todos estão calados e agarrados aos seus super telemóveis?
Quantas vezes nos afligimos porque não temos bateria no nosso telemóvel?
Quantas vezes estamos mais preocupados com o email que já devíamos ter recebido do que com o amigo que precisa de falar connosco?
Quantas vezes é a tecnologia a ocupar o lugar dos que amamos?
Quantas vezes paramos hoje para olhar para a natureza?
Quantas vezes perco mais tempo a cuscar a vida dos meus amigos no facebook e quantas vezes perco tempo a telefonar para eles?
Quantos Likes em clico e quantas vezes digo gosto?
Há alguns dias atrás estive a tomar café com um amigo e ele passou mais tempo a jogar no telemóvel do que a falar comigo. Já aconteceu eu deixar de me sentar num determinado lugar, que até era agradável, porque o sinal de rede não era bom. A minha sobrinha passa mais tempo agarrado ao meu iPad do que a brincar com as bonecas. Certa noite estava a jantar num restaurante, quando olhei para a mesa ao lado e as crianças no lugar de aprenderem que à mesa têm de estar quietas a comer, porque é essa a regra, estavam a comer e a ver bonecos no tablet e quando cada filme acabava gritavam para que se colocasse o seguinte. Cada vez mais vou menos vezes ao cinema, pois acabo por ver tudo online. Tenho não sei quantos amigos no facebook, alguns deles que nem conheço.
Ao ver o video deste senhor ,ainda me apercebi mais do tempo que perdia com todos estes i's, que no final de contas não são tão necessários!
Ao ver o video deste senhor ,ainda me apercebi mais do tempo que perdia com todos estes i's, que no final de contas não são tão necessários!
Às vezes precisamos mais de acessório como este, que a coca-cola teve o prazer de nos mostrar...
Sem comentários:
Enviar um comentário