quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Ser Autêntico - o jogo da verdade

Boas, de regresso! Nem sempre é fácil manter o blog a funcionar, por razões familiares, por razões profissionais, por falta de tempo, às vezes por falta de motivação. Ser professora contratada não é bom, a todos os meses de agosto a incerteza de colocação, mas ser professora de EMRC contratada acresce a desilusão. Falo por mim, mas sei que são vários os que pensam desta forma e que sentem exatamente o mesmo. Um bom professor de EMRC não permite que acabe a época de matriculas sem fazer campanha, um bom professor deve preocupar-se com o aumento das horas e com a qualidade das suas aulas. Todos os finais de ano letivo eu ando de turma em turma anunciando uma disciplina, diferente, que ajuda os alunos a crescerem como cidadãos caridosos, amigos, íntegros e muito mais. As matriculas nesse ano disparam, o numero de horas aumenta e eu no ano seguinte vou parar a outro agrupamento, onde tenho de fazer tudo de novo, onde as horas são escassas. Depois quando tentamos completar horário noutra escola a situação complicasse e é quase impossível.

Desculpem o desabafo de uma professora de EMRC contratada e com pouco tempo de serviço...


Este ano tenho "apenas"  3º e 4º ano e 2º e 3º ciclo, poucas turmas, mas que apelam muito à minha criatividade.

Os meus alunos de 6º ano estão divididos em 2 turmas, inicialmente eram ao todo 24 e agora são quase 60 (todos os dias aparecem alunos novos). O reboliço é constante e já me andavam a pedir um jogo desde o inicio do ano letivo. Esta semana lá consegui dedicar-me a satisfazer o pedido dos meus alunos. Peguei na matéria "Ser autêntico" da unidade letiva 1 e criei o "Ser autêntico - O jogo da verdade!". O jogo consiste numa serie de cartas com uma questão e respetivas respostas, para cada resposta existe uma pontuação.


SER AUTÊNTICO - o jogo da verdade

Como Jogar:
1) Dividir os alunos em grupos de 4/5
2) Entregar a cada aluno o baralho de cartas
3) Os participantes vão tirando uma carta de cima e leem a pergunta e as respostas, associado a cada resposta estão os pontos.
4) Os participantes apoiam num papel a pontuação de todas as suas respostas.
5) No final das cartas, somam toda a pontuação.
6) O professor debate com os alunos os resultados

108- 90 - És autêntico
90 - 72 - Tens que melhorar
72 -36 - Algo de errado se passa nas tuas atitudes.

JOGO - PDF




(Imprimam em cartão e cada baralho de uma cor)

1 comentário: