sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Fazer o PINO e tal!!!

Bom, na sequência do post no grupo de facebook "Docentes de EMRC":

"Sou só eu que "faço o pino" para conseguir lecionar a UL 2 -Jesus, do 6º ano? ou também acontece com vocês??? Tenho de estar sempre a puxar pela cabeça para não transformar as aulas em catequese....
(desculpem o desabafo)"
Filipa Nobre, in "Docentes de EMRC"

Refiro que não gosto de saltar conteúdos e que gosto de dar aulas interessantes e dinâmicas. Houve momentos em que valorizei muito tudo o que estava relacionado com as novas tecnologias, em que passava muitos filmes e curtas metragens. Mas estou numa outra fase da minha existência como docente (lolol), comecei a aperceber-me que jogos, trabalhos manuais, chuva de ideias e dinâmicas de grupo eram muito mais benéficos para uma geração que está "colada" aos telemóveis e que cada vez tem mais dificuldade em comunicar com o outro. Agarrei-me aos pequenos livros de dinâmicas que tinha lá em casa, muitos deles dos salesianos, comecei a seguir professores espanhóis através do instagram, fui a workshops sobre o tema... e comecei a saga de mudar todas (ou quase todas) ou planificações de aulas que tinha. Uma loucura, verdade seja dita, quando eu ja tinha 4 pens cheias de materiais, todas muito organizadinhas por ciclos, por ul, por aulas, com ptt, curtas e videos, filmes e jogos., entre outras coisas.... e depois tenho uma pequeno ser com um ano que requer muita atenção... Mas eu amo o que faço e quero ser melhor a cada dia!!! (não devíamos pensar todos assim??)


Assim deixo-vos aqui a planificação que fiz para a unidade letiva "Jesus, um homem para os outros."


Aula 1: "Quem é Jesus?"  - Jogo: Caça ao Messias, um jogo do género caça ao tesouro, mas todas as pistas levam os alunos a encontrar o Messias na bíblia, desde o AT ao NT. (a aula funcionou bem, dividi os alunos em grupos, nas instruções do jogo havia uma parte que relembrava como se procuram textos na bíblia, levei de casa umas 4 bíblias, entreguei uma por grupo para que todos fizessem a caça)

Aula 2: "Jesus, um marco na história!" - Aqui fujo um pouco ao que está no manual. Faço uma chuva de ideias com 2 questões: "O que farias para mudar o mundo?" "Escreve o nome de uma pessoa que mudou o mundo." Faço a chuva de ideias com post-it's de cores diferentes, desenho o mundo (esférico) no quadro, vou trabalhando as respostas que eles vão dando e em relação à ultima há sempre um que escreve Jesus Cristo, a partir daí consigo dar os conteúdos que estão no manual.

Aula 3: "Confiança em Deus" - Atualizar a mensagem com uma encenação. Em primeiro lemos todos juntos a passagem bíblica que está no manual, explico o contexto, depois divido os alunos por grupos e peço que façam uma atualização da mensagem e a partir disso me façam uma pequena encenação com cerca de 4 min. Foi o máximo ver a criatividade dos meus alunos, uns melhores que outros, mas de forma geral foi muito giro.

Aula 4 e 5: "Para Deus todos somos importantes e viver centrados no amor ao próximo" - Dinâmica uma imagem vale por mil palavras, pesquisei imagens de pessoas marginalizadas, depois coloquei numa FICHA pdf , às imagens associei questões que os fazem associar a imagem a Jesus e à nossa forma de pensar. Esta dinâmica foi realizada em pequenos grupos, pedindo que debatessem entre eles as opiniões, fui passando pelos grupos e na aula seguinte fizeram a apresentação das imagens. Após cada apresentação eu acrescentei o que faltava.





Aula 6: "Acolher e Perdoar" - Pronto, nesta aula a passagem da "Pecadora arrependida" está fora de questão, existe tanta coisa mais interessante para se trabalhar o perdão. O exemplo do perdão de João Paulo II para com o homem que o baleou,  em primeiro começo por contar uma história parecida e perguntar se eles eram capazes de perdoar a pessoa que os tinha tentado matar, claro que não... respondem eles, depois mostro o video do atentado a JP II e conto toda a história do perdão. No fim da aula ofereço-lhes os vales do perdão.

Aula 7: "É mais importante ser que ter!" - Dinâmica "Prefiras????",  começo a aula com uma série de perguntas, do género:
"Preferias ter muito dinheiro, vai para a esquerda ou ter beijinhos da tua mãe, vai para a direita?; Prefiras viver numa grande casa sozinho, vai para a esquerda ou viver numa casa pequena com a tua família toda reunida, vai para a direita?;
Preferias ter muitos amigos, vai para a esquerda ou um iPhone X, vai para a direita?;
Preferias ajudar um pobre, vai para a esquerda ou que te oferecessem 2000€ para gastares exclusivamente contigo, vai para a direita?;
Preferias um abraço do avô, vai para a esquerda ou uma viagem à disney, vai para a direita?;
Preferias ver muitas coisas, vai para a esquerda ou jogar PSP 4, vai para a direita?;
Preferias ouvir a tua mãe ralhar ctg a vida toda, vai para a esquerda ou nunca mais ouvir nada, vai para a direita?;
Preferias estar sempre a rir, vai para a esquerda ou todos os anos receberes um par de ténis de marca, vai para a direita?"
entre outras perguntas que os levam a mexerem-se mas também nos leva a nós a compreende-los um pouco, através das respostas deles conseguimos ir educá-los para o essencial e para o importante

Aula 8, 9 e 10: "Julgamento de Jesus" - aproveitando a ultima matéria recreamos o julgamento de Jesus, enquadrado perfeitamente em todos os contextos e com o texto escrito por eles.



             



2 comentários:

  1. Muito bom Filipa!!! Obrigado pela partilha. Realmente, não é fácil lecionar esta Unidade Letiva, sem «catequizar»... :)

    ResponderEliminar
  2. É mesmo criativa esta colega! Obrigada pela tua partilha!

    ResponderEliminar