terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vamos ensinar religião - todas as religiões - na escola!

Não me lembro se já vos tinha referido que sou fã dos TED. Se o tinha feito, volto a fazer, se não, faço-o agora. Gasto muito do meu tempo a aprender, a informar-me, a conhecer e a aprofundar os meus conhecimentos com as 1000000 conferências que se podem encontrar no site. 
Hoje deparei-me com esta maravilhosa conferência que fala sobre a importância de se ensinar as religiões nas escolas.
Eu falo por mim, nem sempre é fácil explicar e argumentar a minha presença na escola. Não apenas aos colegas, aos diretores dos agrupamentos, mas também aos pais, aos alunos, aos meus amigos e conhecidos e até mesmo a estranhos. Isto porque infelizmente (e se calhar por "nossa" culpa) as "outras" pessoas não têm consciência do programa de E.M.R.C. e muito menos da importância da dimensão espiritual no ser humano nem da importância da religião na cultura.
Devo aqui salientar o facto de Dan Dennett ser um dos mais proeminentes ateus da atualidade. Os últimos minutos da conferência são extremistas e no meu ponto de vista são também uma critica aos apoiantes do criacionismos e relevam falta de conhecimento em relação ao catolicismo, esquecendo que para nós fé e ciência caminham lado a lado. Outro ponto importante é que esta conferência aconteceu em 2006 e Dan não tinha visto o ultimo video do nosso Papa Francisco onde ele refere que todos acreditamos no AMOR.




Sem comentários:

Enviar um comentário