quinta-feira, 28 de maio de 2020

Aulas síncronas - EMRC

           Bom dia, ontem, no grupo do facebook: Docentes de EMRC, lancei a questão "Como estão a correr as vossas aulas síncronas?". As respostas foram muitas e variadas. Neste artigo vou dar apenas a minha opinião e partilhar a minha experiência. 

          A semana passada, já um pouco cansada e com uma crise de criatividade, decidi marcar aulas síncronas (no agrupamento a que pertenço, temos liberdade para dar aulas síncronas ou assíncronas), admito que já tinha saudades dos meus alunos, até da parte de os mandar calar. 
Em primeiro, fiz uma sondagem com os miúdos, para saber se estavam interessados nas aulas síncronas, claro que 90% respondeu que "sim, quero".
Em segundo, gerir toda a logística familiar, horas a que podiam ser as aulas para não coincidir com as aulas do outro professor que vive cá em casa (a internet não permite 2 aulas ao mesmo tempo), a que dias a minha filha ia à cresce, isto só é possível porque ela vai à cresce nos dias das aulas síncronas.
Em terceiro, gerir a minha logística com a dos alunos, se tinham aulas ou não... 
Mas como tenho aprendido com a vida, Deus tudo providencia e lá consegui organizar tudo para o grande arranque das aulas síncronas de EMRC.

        Agora a minha experiência, é certo que nem todos os alunos  estiveram presentes, é certo que nem todos participam, é certo que não os tenho dentro da sala, que não me cruzo com eles nos corredores, nem jogamos pingpong no intervalo ou me sento a almoçar com eles na cantina ou no bar. Estamos mais distantes sim, mas não estamos todos distantes de todos nesta época??? Não vejo colegas, familiares e amigos à meses, não vou à minha paróquia à meses entre muitas outras coisas, todos deixamos de ter a nossa vida no registo, que conhecíamos como, normal. Por isso, no meu ponto de vista, estamos muito próximo ao dar-mos uma aula síncrona, estamos presentes na casa deles. É esta a proximidade que temos neste momento, digo-vos, se soubesse que eles iam gostar tanto, já tinha começado à mais tempo. Tenho pena de não os poder ver a todos, os mais pequenos não têm autorização para ligar a câmara, apenas oiço a voz. 
Tive alguns problemas com a transmissão, nas primeiras aulas não consegui colocar som na minha apresentação, tinha a aula programada a partir da visualização de um pequeno video, mas o meu pc não transmitiu o som da apresentação, também usei algum tempo para conversar com eles, saber como estão, ver as tarefas que têm em atraso, etc...

          Não tenho aulas no 1º ciclo, devo admitir, que neste tema, tem sido uma grande dor de cabeça, é difícil chegar aos alunos, muitos não fazem os trabalhos, não existe o classroom e por isso cada professor tem o seu método para chegar aos alunos e eu lá me tenho que adaptar a cada turma de uma maneira diferente. Penso que talvez porque esta é primeira vez que estes alunos têm EMRC, a disciplina não é levada a sério pelos encarregados de educação e alunos.

Balanço geral: Positivo
Continuação: A pedido dos meus alunos, SIM
Como: Todas as semanas, vou colocar uma nova tarefa com a hora e a data. Dependendo da planificação que tenho para a aula irei colocar um documento/video para eles lerem ou verem antes/depois da aula síncrona. Penso também depois deixar uma tarefa que não leve mais de 10 min a ser feita, tal como um quizz ou um breve comentário.





Sem comentários:

Enviar um comentário