quarta-feira, 8 de julho de 2020

Desabafo de uma professora de EMRC


Daqueles momentos em que percebes o drama das matrículas no teu agrupamento e te apetece desistir de tudo!!! 
Caros colegas, a nossa disciplina depende de muita coisa, mas depende, acima de tudo, de nós professores. Sinto uma profunda tristeza quando os alunos me dizem que não escolheram EMRC por não saberem com que professor ficam no próximo ano, quando oiço pais (alguns nossos colegas) que não inscrevem os filhos porque o filho com o professor X teve negativa porque não apresentou caderno nem manual, entre um sem fim de queixas. É triste, tenho vontade de desistir de tudo e arranjar outra profissão, ontem saíram as listas, alguns de nós (pelo menos uns 200) não sabemos o nosso futuro, não sabemos qual será o próximo agrupamento, quantas horas vamos ter, se ficaremos longe ou perto. O fim deste ano letivo e o próximo serão dos mais desafiantes para a disciplina. Este ano, nenhum de nós esteve na escola a fazer campanha de matrículas, tivemos uma plataforma que nos “cortou os pés”, temos que nos debater com emails para diretores de turma e professores titulares, chamadas para os pais, quase que a modos de pedinchar pão para comer... No próximo ano muitos horários vão desaparecer como que por magia, não sabemos qt tempo estaremos nas escolas porque certamente iremos algumas vezes para casa por surtos covid, não vamos poder fazer visitas de estudo (aquelas que em muitos agrupamentos são a bandeira da disciplina), entre outras atividades que fazemos com os nossos alunos. 
Chegou o momento de sermos firmes na nossa missão, mas de como tantas vezes disse, sermos os melhores, temos que ser todos os melhores, porque a nossa disciplina é uma opção, porque todos nós gostamos de escolher o melhor, porque gostamos de estar com quem gosta de nós e nos trata bem. Este ano, mais do que nunca, teremos que mostrar o valor das nossas aulas e não do nosso programa de viagens, teremos que fazer valer as nossas ações de caridade porque haverá muita fome e abandono nas casas dos nossos meninos, muito desespero por situações de desemprego, essa será a nossa missão este ano. 
E as matrículas meus colegas, por mais propaganda que se faça, por mais apelos que os nossos bispos façam, por mais programas de televisão que apareçam sobre a disciplina... se cada um de nós fizer mal o nosso trabalho, isso irá refletir-se no trabalho de muitos!!!! 
Como dizia uma colega no outro dia, o facto de eu estar efetiva não quer dizer nada...

Bem haja...

1 comentário:

  1. Gostei muito desse desabafo. A minha solidariedade com colega de profissão. Tenho consciência que temos de ser os melhores apesar das grandes dificuldades. Um grande abraço solidário e continuação de um ótimo trabalho!

    ResponderEliminar