Para levar os miúdos a "Valorizar a diversidade dos membros de um grupo como um fator de enriquecimento", conteúdo da unidade letiva 1 - 5ºano, fiz a dinâmica do Marcador Cooperativo.
Funcionou muito bem, quebrou a rotina da aula, uniu os alunos (porque tenho alunos de turmas diferentes diferentes) e levou-os a perceber a importância de trabalhar em equipa e a encontrar os lideres e o lugar de cada um na equipa.
Material:
- Marcador (tantos quantos necessários)
- 4 fitas de cordel (por marcador)
- Folha de papel com indicação do que desenhar
Procedimento:
1º Prender os cordéis ao marcador, eu reforcei com fita cola. Levei logo pronto para a aula.
2º Formamos equipas de 4 alunos;
3º A cada equipa é dado um marcador e uma folha de papel com uma ordem "Desenha uma casa";
4º Pomos o tempo a contar, cerca de 3 min, e eles começam a desenhar, puxando cada um o seu cordel, em equipa, têm que conseguir desenhar o que lhe é pedido. É proibido agarrar no marcador.
Dica: eu escolhi uma equipa e exemplifiquei.
Boa aula e divirtam-se
Conheço esta ideia de outros contextos. Bem visto e ótima aplicação. Obrigado pela partilha.
ResponderEliminar