Já começamos a preparar as nossas aulas sobre a temática do Natal.
Este ano estou com algumas dificuldades em ser criativa. Seguindo as publicações da colega Inácia, no grupo de docentes de EMRC no facebook, acabei por preparar para o 6º ano uma banda desenha com a História do Natal.
Estes trabalhos vão ser expostos na biblioteca da escola.
Dei aos alunos total criatividade para realizarem os seus trabalhos. E desde uma história do Natal em versão Anime até uma Maria de jeans, tenho de tudo.
Vamos lá avaliar conhecimentos. Hoje foi dia de jogo, quando cheguei à escola tinha os alunos todos entusiasmados. Diziam "Stora que jogo vamos fazer?" "Hoje é dia de jogo! Vamos lá ver isso."
Levei algum tempo a ponderar qual a forma de avaliar a unidade letiva 1 - Origens, do 7º ano. Testes, por enquanto não, mais para a frente talvez, mas neste momento os meus novos alunos não iriam reagir bem a esse elemento de avaliação. Assim sendo, lá estive eu duas manhas inteiras a elaborar perguntinhas de Quizz para os meus alunos. Achei que seria interessante acrescentar umas palavrinhas para eles desenharem... impressas as perguntas em papel de cartolina A3 (comprado no chinês) foi a vez de fazer um dado que indicasse a modalidade do jogo.
Um conselho, os cartões devem ser impressos em cartolina, o dado também e antes de o cortar e colar, deve ser plastificado.
Modo de jogo:
Eu fiquei com os cartões das perguntas e coloquei na mesa da frente o dado e os cartões de desenho.
No quadro fiz uma grelha de pontuação.
Os alunos vinham uma a um jogar.
Se forem poucos alunos, pode ser individual, se forem muitos sugiro fazerem equipas.
Para fugir à rotina do manual fiz um bingo diferente para os alunos do 5º ano - Bingo da Aliança.
Para poder jogar têm que saber bem a matéria e por isso mandei-os ler as paginas do livro referentes a Moisés, Noé e Abraão. Só depois expliquei o jogo e começamos a jogar.
Cada grupo de 2 alunos recebe um tabuleiro do bingo, o professor fica com os mini cartões.
O jogo começa, o professor lê a frase que está no mini-cartão, os alunos se sabem a quem se refere gritam "Bingo", se estiver certa a resposta a equipa recebe o mini-cartão. Cartão a cartão se preenche o tabuleiro.
Lá continuamos nas aulas 1º ciclo. A aula desta semana vem diretamente do manual do 2º ano com uns perlimpimpins meus - Um amigo diferente. Encontrei uma curta metragem no youtube que é exatamente aquilo que precisava, relata a história de um menino que vem diretamente de Africa para uma escola no Reino Unido, inicialmente não é bem recebido, mas no fim todos ficam amigos.
Falamos sobre a curta, fizemos a atividade do manual e por fim pintamos as mãozinhas da ficha.
(Fiz apenas uma ficha, o exercício mais complicado para o 1º ano está também no ptt, fomos fazendo todos juntos e eles conseguiram fazer as ligações sozinhos)
Fazia algum tempo que não dava aulas ao 1º ciclo. Andava eu muito empolgada a "distribuir o programa" pelas aulas e a preparar coisas giras, mas... Está a chegar o dia de Todos os santos e o dia de São Martinho e na escola só se fala do Halloween e da Maria Castanha. Assim lá me rendi aos factos e pensei que talvez fosse melhor falar/trabalhar (d)os nossos dias católicos nas aulas.
O que é que os mais pequenos gostam? JOGOS
Lá pensei no jogo do quem é quem para os Santos.
Quem é quem? (dos Santos)
1. 9 cartas com diferentes santos. (CARTAS)
2. Um power point com curiosidades sobre estes santos. (PTT)
3. Elásticos com a medida da cabeça. (compram num chinês)
Depois de trabalhar o ptt com os alunos, fi-lo várias vezes, criei grupos de 3 alunos, dei-lhes algumas cartas e um elástico. Um dos elementos do grupo coloca o elástico na cabeça e prende uma carta na testa, de forma a que os outros consigam ver, estes vão dando indicações do santo (as ditas curiosidades dos ptt) até que o outro adivinha. Quando adivinha passa o elástico ao próximo.
Ponto da situação: Eu achava que estava a ser demasiado audaz na escolha do jogo, até porque as minhas turmas têm alunos de todos os anos, mas curiosamente o jogo correu muito bem. Eles fixaram muito bem as curiosidades e depois ao jogarem foi fácil ajudarem o colega a adivinhar.
Para o São Martinho, já tenho uma turma de 5º ano a treinar a lenda, para no dia 10 de novembro a ir contar aos alunos do 1º ciclo. Esta atividade é feita em articulação com a biblioteca da escola.
No "antigamente" eu mostrava filmes nas aulas, aqueles longos filmes que duravam aulas a fio, tipo 4 aulas para verem um filme. Mas comecei a aperceber-me de várias coisas:
Quando chegava ao fim do filme já eles não se lembravam do inicio;
Passavam mais tempo distraídos que com atenção;
Perdia muitas aulas;
Com a evolução das tecnologias, muitos dos miúdos iam ver o resto do filme à internet e o resto das aulas (de filme) deixavam de ter interesse, ainda havia aqueles que já tinham visto "o filme na net";
Nem todos os conteúdos do filme interessavam;
E podia continuar aqui a enumerar conclusões, certamente vocês também têm algumas a referir. Mas avancemos para as resoluções dos problemas.
Curtas-metragens, segundo o Wikipédia, "Curta-metragem, ou simplesmente curta, é um filme de pequena duração (...) de intenção estética, informativa, educacional ou publicitária". Ou seja, exatamente aquilo que nós precisamos para mostrar nas aulas. Algo curto, objetivo, que capte a atenção e que nos ajude a transmitir a mensagem. O youtube é uma extraordinária fonte de curtas.
Às vezes até um anúncio publicitário serve para mostrar aquilo que queremos.
Também acontece mostrar um excerto do filme, apenas aquela parte mais importante, ou um Talk TED.
Exemplos:
Família
Direitos da Criança
Dignidade da vida
Liberdade - manipulação da liberdade
Viver juntos - trabalhar em equipa
Podia continuar colocar curtas metragens, anúncios, pequenas entrevistas, etc. Mas vou deixar para ir partilhando ao longo do ano letivo.
É sempre bom variar! Aulas diversificadas é o que se quer e principalmente o que se precisa. Na sequência das aulas, fiz com os alunos o jogo das estafetas com os "Bons e maus corações".
A atividade correu tão bem que se foi desenrolando noutras.
A ideia inicial era apenas fazer um jogo de estafetas com duas equipas, tinham que correr até ao arco e resgatar os corações que lá estavam, ganhava a equipa com mais corações. Depois as equipas selecionavam os bons e maus corações.
Lá está, as aulas na prática nem sempre decorrem no tempo pretendido, e ao que parece eu tenho flechas nos 1º ciclo, rapidamente fizeram as atividades todas e repetiram 2 vezes. Pronto e assim lá surgiu um novo jogo na sequência do anterior, pintar os corações bons de vermelho ou cor de rosa e os maus de castanho ou cinza.
Assim foi esta atividade de exterior que foi evoluindo ao ritmo das minhas flechas do 1º ciclo!
Sempre na busca de coisas novas para mostrar aos alunos encontrei um excerto do documentário HUMAN. Este excerto conta a história de Samuel, um menino da Republica do Congo, que perdeu a mãe e vive na rua. O relato deste miúdo é verdadeiramente impressionante, desde as suas expressões até à roupa que tem vestido, passando pelas palavras que usa. Podemos usa-lo para conteúdos como direitos da criança, dignidade da vida humana, projeto de vida, entre outros.
Posso vos dizer que depois de ter visto (já era tarde) estes 4 min, em que o Samuel relata a sua história, eu fui até ao quarto da minha filha e rezei para Deus nos mantivesse sempre próximas.
Para levar os miúdos a "Valorizar a diversidade dos membros de um grupo como um fator de enriquecimento", conteúdo da unidade letiva 1 - 5ºano, fiz a dinâmica do Marcador Cooperativo.
Funcionou muito bem, quebrou a rotina da aula, uniu os alunos (porque tenho alunos de turmas diferentes diferentes) e levou-os a perceber a importância de trabalhar em equipa e a encontrar os lideres e o lugar de cada um na equipa.
Material:
Marcador (tantos quantos necessários)
4 fitas de cordel (por marcador)
Folha de papel com indicação do que desenhar
Procedimento:
1º Prender os cordéis ao marcador, eu reforcei com fita cola. Levei logo pronto para a aula.
2º Formamos equipas de 4 alunos;
3º A cada equipa é dado um marcador e uma folha de papel com uma ordem "Desenha uma casa";
4º Pomos o tempo a contar, cerca de 3 min, e eles começam a desenhar, puxando cada um o seu cordel, em equipa, têm que conseguir desenhar o que lhe é pedido. É proibido agarrar no marcador.
Para a 3ª aula do 1º ciclo, vou trabalhar o bom coração, usando aquela velha curta metragem do menino que oferece o seu casaco novo. Desta vez fiz 3 fichas de trabalho, uma para o 1º ano, porque nem todos têm manual; uma para o 2º ano, porque têm alguma dificuldade em fazer o mesmo trabalho que os do 3º e 4º ano.
No outro dia lia um post de uma colega nossa, no facebook, que dizia que a ia dar aula a um só aluno do 1º ciclo. A nossa (professores de EMRC) realidade é diferente de ano para ano, de escola para escola, mas no fundo todos acabamos por passar por situações idênticas. E são essas situações que também nos vão unindo, porque todos compreendemos o que é dar aula apenas a um aluno, dar aulas a todos os anos do mesmo ciclo juntos, ter alunos que não têm manuais, que não têm lápis, que gostavam de estar noutro lugar e estão nas aulas de EMRC, ou que escrevem no quadro "O professor de EMRC é o melhor do mundo". Lá está, somos professores de uma disciplina muito especial e o facto dos nossos alunos escolherem matricular-se nela, também os torna especiais.
Este ano voltei a ter todos os alunos (1º, 2º, 3º, 4º) reunidos na mesma sala à mesma hora e muitos dele com manuais (o que a oferta dos manuais faz). Mas o que fazer com estes miúdos todos juntos, ávidos de usarem os seus livros e todos com níveis de ensino diferentes????
Assim sendo fui ao programa de EMRC e juntei as unidades mais fáceis de trabalhar em concordância. Por cada semana escolho uma das atividades de um dos manuais e preparo fichas para os restantes sobre o mesmo tema.
Para começar, vamos trabalhar:
1º ano: Ter um coração bondoso
2º ano: Ser Amigo
3º ano: Ser solidário
4º ano: O perdão
A aula desta semana foi escolhida do manual do 2º ano, trabalhei a história dos 3 amigos. Coloquei a história num ptt e li aos alunos, depois distribui as fichas pelos alunos e os do 2º ano fizeram as atividades do próprio manual.
Já pensaram o quão difícil é encontrar uma formação que nos encha as medidas???
Quando falamos com colegas de EMRC, acabamos muitas vezes a partilhar ideias que aplicamos nas aulas, dinâmicas, musicas que usamos no 1º ciclo, jogos que os miúdos gostam, filmes, piadas. Compreendemos o quanto seria importante termos formações em que aprendemos tudo isto.
Há uns anos descobri as formações dos Salesianos, elas acontecem no Estoril e no Porto. São espetaculares porque compreendem uma serie de workshops, entre os quais explorar canções, técnicas e dinâmicas de grupo, contar histórias, gerir conflitos, explorar vídeos, evangelização e redes, criar laços no grupo e psicologia, entre outros que também nos podem ser úteis nas nossas paróquias.
Só é pena não ser creditada, mas vale pela aprendizagem.
Vale a pena ir!
Aqui vamos nós para as aulinhas do 1º ciclo cheias de miúdos fofinhos que se agarram a nós ao portão, que nos dizem "A professora (professor) hoje está tão bonita(o)" e que gostam tanto de pintar e usar as tão "proibidas" canetas. Para esses, nós temos as capas dos portfólios para pintar.
Para mim o portfólio, por várias razões, é um excelente recurso:
1ª) Nem todos os meus alunos têm manual;
2ª) Tenho vários anos letivos juntos, logo tenho de produzir recursos diferentes;
3ª) No final do período é bastante fácil avaliar os trabalhos porque estão todos juntos;
4ª) Para os alunos é mais fácil organizarem os trabalhos.
Mais um regresso à sala de aula, muitos de nós vão encontrar novos alunos, com quem irão passar o resto do ano. Com os mais velhos acabamos por fazer umas dinâmicas de apresentação e lá se diverte a "criançada", já com os mais novos a coisa complicasse.
Por isso elaborei uma pequena ficha de apresentação diferente.
Desde de que comecei a dar aulas que me deparei com a inexistência de uma agenda do professor que respondesse a todas as necessidades que tinha. Desta forma fui elaborando grelhas, registos de avaliação, registos de observação, entre outras coisas que me têm vindo a fazer muito jeito.
Este ano decidi partilhar convosco estes materiais para que também vocês possam usufruir de uma agenda à nossa medida.
Não são apenas os registos de constam, gosto sempre de colocar as minhas planificações, critérios de avaliação, plano anual de atividades, fotografias dos alunos, algumas folhas para registar informações da turma, aulas dadas e aulas previstas.
Depois de tudo compilado monto a agenda e encaderno.
Depois de uma longa ausencia, aqui estou de volta!
Mestrado/profissionalização concluido, uma nova família (a minha), um rebento ( a minha Esperança) e muitas noites mal dormidas, assim têm sido os meus últimos dois anos!
Perdoada???
Um novo ano letivo significa muitas vezes novos desafios. Espero encher este blog de novidades, bons materiais e ideias, para além dos desabafos que já estavam habituados a ler.
Para todos os que já estão colocados, bom trabalho!
Para os que ainda aguardam, rezo por vocês!