Este ano variei a atividade do dia dos namorados, em mês dos afetos decidi trabalhar o que é o amor. Depois de ter lido esta história, que é girissima, pedi que cada um deles respondesse à pergunta "O que é o amor?".
Tenho a dizer que fiquei bastante desiludida com o que encontrei escrito nos trabalhos da maioria dos meus alunos. Vou partilhar convosco algumas das repostas:
"O amor são os meus cinco gatos"
"O amor é a minha cadela"
"O amor é quando a minha mãe me oferece brinquedos"
"O amor é quando o meu pai me dá dinheiro"
"O amor é quando vou às compras com a minha mãe."
"O amor é ser o Flash."
Parece que os animais, o dinheiro e os super heróis ocuparam um lugar mais importante que a familia ou que os próprios sentimentos/atitudes associados ao amor. Quando lhes perguntei se não gostavam mais de brincar com os pais que receber presentes, responderam que os pais não brincavam com eles, não passavam tempo com eles.
Ainda lhes consegui apelar aos sentimentos, quando falei sobre os irmãos mais novos, mas mesmo assim foi difícil.
*
O que se passa nas "nossas" casas?
Sai da escola a pensar no tempo passava eu com a minha filha. Tal como a maioria de vocês tenho as aulas das pontas, entro sempre às 08:30 e saiu sempre (ou quase sempre) às 17:30. A minha fica fica no infantário às 8:10 e se a avó não a consegue ir buscar antes, ela lá fica até às 18:00. Chego a casa cansada e entre as tarefas ordinárias do dia a dia e ela adormecer é pouco o tempo que tenho para lhe dedicar (claro está que nos fins de semana tento compensar, mas o vazio da semana fica sempre). Infelizmente não é só comigo que isto acontece, são muitos os lares. E toda esta ausência de tempo que as famílias têm, reflete-se no que os nossos alunos pensam sobre o amor.
Como é lógico, haverá muitas mais desculpas para estas respostas, se calhar alguns de vós nem concordam com o que digo.
Uma coisa é certa, isto é preocupante.
*
Mas....Também existem aqueles que serão uns eternos apaixonados e que compreender o verdadeiro sentido do amor!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário