domingo, 29 de novembro de 2015

Os anúncios deste Natal!

Hoje através das redes sociais, facilmente acedemos a um sem fim de anúncios de Natal. Portugueses, espanhóis, ingleses, alemães, brasileiros, no fim de ver tantos anúncios pomo-nos a pensar... Que mensagem de união tão bonita, realmente este anúncio realça o valor da família, entre mais não sei quantos pensamentos... 
Vejamos alguns deles, que de certeza alguns de nós já partilharam no seu facebook!













Poderia encher esta página com pequenos videos publicitários, que a todos nos transportam para um sem fim de emoções, mas que de certo deixam o cristão que vive dentro de nós vazio. 

Onde está o verdadeiro sentido do Natal?
Porque comemoramos nós a festa da familia?
Porque temos nós tradições de Natal?
Porque é que ninguém deve ficar sozinho nesta noite?

Mas afinal porque é que é Natal?

Será que ainda não nos apercebemos que estamos a apagar as nossas raízes? Hoje vivemos numa Europa que se envergonha da sua história, que elimina com preconceitos religiosos o rasto das suas origens. Em Inglaterra comemorasse a festa das luzes em vez do natal, porque o natal é uma festa cristã e isto pode ofender as crianças de outras religiões, mas ao mesmo tempo retirasse das escolas a carne de porco, porque crianças de determinadas religiões não podem comer carne de porco. Estaremos nós a falar de respeito ou a falar de inferiorização (da nossa parte claro). 
Porque é que nós temos vergonha de nos assumir? Porque temos vergonha de contar e de mostrar que o Natal é o nascimento de Jesus e mais nada?

Felizmente no ano passado esta rádio não teve problemas com isso e relatou a história do natal, de uma forma moderna, caricata e divertida, mas onde a pergunta: porque é Natal?  está respondida.





quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Que mal fiz eu a Deus - o filme

Este é o nome de um filme de comédia francês que relata as aventuras de uma família tipicamente católica e conservadora. O casal tem quatro filhas e cada uma delas é casada (ou irá casar) com alguém de religiões/raças diferentes. Este filme vem de encontro à unidade 2 do 7º ano. Os nossos alunos conseguem ver algumas das características do Catolicismo, do Judaísmo e do Islão.  Depois da matéria dada este filme ajuda-os a descontrair e a consolidar o que foi lecionado nas aulas.




terça-feira, 24 de novembro de 2015

Lápis cor de pele

É frequente os nossos alunos pedirem uns aos outros o lápis cor de pele, tenho a dizer-vos que nas minhas turmas (principalmente no primeiro ciclo que é onde eles mais usam os lápis de cor) é um autentico drama, o suposto cor de pele é uma preciosidade, são poucos os que têm a esse lápis.


Por isso na altura de pintar as caras e mãos dos bonecos lá surge o pedido "Alguém me empresta o cor de pele?" Eu acompanho os pedidos calada mas acompanho a entrega do lápis com a seguinte pergunta: "Qual é a cor de pele que tu queres? a cor de pele da Jeny (menina inglesa muito branquinha)? a do Eric (menino de origem angolana, que é bem castanhinho)? a do Murilo (menino brasileiro que é moreno)?
Tenho a dizer que eles ficam um bocado à rasca com a minha pergunta :)
Objetivo atingido, eles pensam mesmo qual é a cor que devem usar!
O livro do 2º ano já traz uma matéria sobre este tema, mas uma marca brasileira foi mais além... a KORALLE criou uma gama de lápiz cor de pele, não o fez por iniciativa própria, mas fê-lo. Foi em parceria com a UNIAFRO, e são 12 tons de pele diferentes.


Sabem de uma coisa! Acho que vou a uma papelaria (que vende lápis avulso) amanhã e vou comprar estas 12 cores e criar o meu próprio kit cor de pele!

Vamos ensinar estes nossos miúdos o que é a cor de pele, ou melhor o que são as cores de pele, esta altura em que eles começam a pintar os presépios de Natal é ideal...
Qual seria a cor da pele de Jesus?

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Religiões Orientais!

Aqui vos deixo alguns que podem ajudar a concluir a matéria das grandes religiões no 7º ano.

O que é o Budismo?


O que é o Hinduismo?




domingo, 22 de novembro de 2015

E acabamos a unidade 1 do 1º ano...

Ter um Bom coração. 
O que é ter um bom coração?
O que devemos fazer para ter um bom coração?
Quando é que não temos um bom coração?

Desde setembro que é esta a temática das aulas de EMRC dos mais pequenos. É com enorme satisfação que vejo que a unidade foi concluída com sucesso. Os meus alunos captaram muito bem os conteúdos, ao ponto de eu os apanhar no recreio a dizer uns para os outros se as atitudes eram de "bom coração" ou não. Durante as aulas se algum emprestava os lápis, eu ouvia logo um "Isso é de bom coração" ou se pelo contrário alguém fazia queixinhas eu ouvia logo "Isso não é de bom coração!"


Para concluir a unidade dei a cada um deles um coração, eles tinham de desenhar uma boa atitude e depois colorir o coração. Levei para as aulas um pôster grande com um coração desenhado, onde eles foram colocando os seus mini-corações! 



No fim cantamos a musica "Três palavrinhas só".





quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Paris... Estados Unidos... Síria...

Como explicar aos nossos alunos o que se está a passar? 
Não é fácil.
Mas é importante que eles compreendam que não é em nome de Deus que estes ataques acontecem. Que estes terroristas não são seguidores de nenhuma religião mas sim de uma ânsia de fazer mal, uma busca de maldade.



Aqui vos deixo os link's de algumas reportagens que nos ajudam a compreender esta situação melhor.






terça-feira, 17 de novembro de 2015

"Como treinar o teu dragão"

Este ano decidi mostrar aos meus alunos do 5º ano, na primeira unidade letiva, o filme "Como treinar o teu dragão". Em primeiro é um filme disney; em segundo, é atual; em terceiro é óptimo para explicar o ser diferente, o nosso papel no mundo, o aceitar o outro, o trabalhar em equipa. Também é pequeno, o que significa que só demoramos duas aulas e meia a passa-lo.






segunda-feira, 16 de novembro de 2015

A Rita Luzinhas!

Bem não sei se sou eu que sou rápida de mais se é o livro que é que é pequeno... Mas já consegui leccionar a unidade 1 do manual do 1º ano toda :)
Entretanto lá se vai arranjando umas histórias para trabalhar com estes miúdos pequenos, que têm demasiada energia...

A história que contei a semana passada chama-se "Rita Luzinhas", a história não é minha, eu li-a faz muito tempo e perdi o rasto do autor, tentei encontra-la de novo e nada, mas como me lembrava aqui fica (mais ou menos igual à original).

Era uma vez uma menina chamada Rita.
A Rita era muito, muito, muito especial. A Rita passava a vida sorrir e andava sempre rodeada de luzinhas, para todo o lado onde ela ia lá estavam as luzinhas que tanto brilhavam... 
A Rita Luzinhas, era assim que todos lhe chamavam, tinha um dom muito especial! 
Quando ela se aproximava de alguém triste, ele logo se alegrava.
Quando ela se aproximava de alguém zangado, ele logo se acalmava.
Quando ela passava ao pé de alguém que queria amor, ela um abraço logo dava.
Quando ela via alguém a chorar dava-lhe um sorriso para o animar.
Por onde a Rita Luzinhas passava tudo se iluminava!
A Rita tinha um bom coração e por isso ela tanto brilhava.





terça-feira, 10 de novembro de 2015

São Martinho

Amanha é dia de São Martinho, um homem de bom coração. Os professores de EMRC têm a vantagem de poder adaptar o seu programa às datas festivas, adiantar ou atrasar as matérias, gerir o tempo dedicado a cada matéria de acordo com as necessidades dos alunos.
Amanhã é dia de São Martinho e dentro da unidade 1 do 1º ano, "Um bom coração" a história do São Martinho cai que nem "castanhas quentinhas".

A ultima vez que dei aula ao 1º ciclo mostrei um video que coloquei aqui no blog e fiz com os alunos algumas atividades, este não para preparei muita coisa nova. Mostrei o mesmo video, mas fiz uma ficha nova para os mais pequenos que ainda não sabem ler nem escrever.

video


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Pictionary

Em primeiro, quero agradecer a todos os que duarante o sábado (na formação dos novos manuais em Setubal) me deram os parabéns pelo blog e ilugiaram o meu blog. É com todo o carinho que partilho com todos vocês os meus trabalhos e as minhas aulas.

Em segundo, hoje trago um jogo para concluir a unidade letiva 1 do 5º ano, o Pictionary. Fiz cartas com palavras e conceitos da unidade 1, tal como concórdia, grupo, amar a Deus, Moisés. O alunos vão à vez ao quadro, retiram uma carta e desenham de forma a que o resto da turma adivinhe a palavra ou ideia. 




quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Ser verdadeiro escrevendo a Deus!

Seguindo as atividades e as metas do manual do 4º ano esta semana propus aos meus alunos que escrevessem uma carta a Deus...
Claro está que as respostas ao meu pedido foram muitos... algumas do tipo:
"se Deus nos conheço já não preciso de escrever nada!!!!"
"não pode ser um email em vez da carta?"
"o que vamos fazer com as cartas????"


Depois de algumas duvidas esclarecidas, lá continuamos a atividade e neste momento tenho uma caixa cheia de cartas para Deus á espera que todos juntos (eu e eles) cheguemos a um consenso sobre o que fazer com as cartas... :)


PDF modelo da carta

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

#1 APRENDER COM OS ALUNOS

Máquinas que apanham ovelhas perdidas!
(Enquanto contava a parábola da Ovelha Perdida aos alunos do 1º ano)



Eu: Se vocês fossem o pastor e perdessem uma das vossas ovelhinhas o que faziam?
Manuel: Como era a mais pequenina eu ia logo procura-la;
Francisco: Eu construía uma máquina com uns radares gigantes e umas luzes muito fortes e umas pinças com uns braços muito compridos que iam encontrar e apanhar logo a minha ovelha perdia.

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Grandes religiões

Em primeiro lugar quero salientar que estes videos não foram encontrados por mim assim por acaso. Sigo com algum entusiasmo um blog espanhol (Si quieres aprender, ENSEÑA.), o autor deste blog é professor de religião em Espanha e tem ideias e coisas muito, muito engraçadas, alias muita da minha inspiração para fichas do 1º ciclo vem do blog dele. Há pouco tempo ele publicou uns videos bastante interessantes sobre as grandes religiões do mundo, desvantagem: estão em espanhol, mas como hoje a maioria dos miúdos compreende esta língua vizinha, não deve existir grande problema em mostra-los aos nossos alunos.


ISLÃO


POVO HEBREU


CRISTIANISMO