terça-feira, 22 de julho de 2014

# 2 - Livros que transmitem lições

A Minha Vida e As Minhas Experiências Com a Verdade de Mahatma Gandhi



Este livro é uma autobiografia. Gandhi vai relatando muitas das suas experiências de vida, que nos transmitem valores importantes para o dia a dia. Gandhi procurou, ao longo da sua vida, a verdade. Todas as experiências da sua vida, boas ou más, nos ensinam transmitem algo.


FICHA TÉCNICA 
Titulo: Mohandas K. Gandhi, A minha vida e as minhas experiências com a verdade.
Autor: Mahatma Gandhi
Editora: Bizâncio 
Publicação: 1996


quinta-feira, 17 de julho de 2014

# 2 - Filmes que transmitem lições

Beyond the Blackboard



Beyond the blackboard, mostra-nos a vida de uma professora com 24 anos, acabada de se formar. Esta professora é colocada numa escola para alunos que não têm casa, que vivem em carros na rua, em abrigos, alguns sem família. As condições da sala de aula não são as melhores, o que leva esta recém professora a lutar contra tudo e contra todos por melhores condições.
Filme baseado em casos verídicos, leva-nos a pensar nas nossas salas de aulas, nos nosso alunos e na luta que muitas vezes temos de travar para poder cumprir a nossa missão.

FICHA TÉCNICA

Titulo original: Beyond the Blackboard

De: Jeff Blekcner
Género: Drama
Ano de Lançamento: 2011
País de origem: EUA
Duração: 100 min

segunda-feira, 7 de julho de 2014

#1 - Livros que nos transmitem lições

A PÉROLA de John Steinbeck



Esta obra é baseada num conto popular mexicano, fala-nos sobre os valores da vida. A história balança entre as grandezas e as misérias do mundo.

O autor relata duas histórias que se entrelaçam, a história de uma valiosa pérola, de como foi descoberta e de como se perdeu e a história da família de Kino, um índio e pescador.
Coyotito, filho de Kino, é picado por um escorpião e corre sério risco de morte. Kino procura na cidade ajuda, o médico não o considera digno de ser atendido por este ser de uma raça inferior.
O pescador procura no mar um pérola que pudesse salvar o seu filho, numa das suas idas ao mar encontra uma grande pérola. Pelo seu tamanho, esta torna-se impossível de vender. Tentando a todo o custo vender a pérola, vai até à capital na expectativa de encontrar uma proposta realmente digna da pérola que tinha encontrado...

FICHA TÉCNICA 
Titulo: A pérola
Autor: John Steinbeck
Editora: "Livros do Brasil" 
Publicação: 1996




#1 - Filmes que transmitem lições

Flor do deserto - Desert Flower


O filme conta-nos a história da modelo  Waris Dirie (Liya Kebede).
Nasceu na Somália, no seio de uma tribo nómada, ainda criança foi genitalmente mutilada, aos 13 anos foi vendida pela família, consegue fugir, percorre o deserto sozinha durante vários dias. Termina a sua odisseia de adolescente como empregada interna em Inglaterra (sendo mais escrava que empregada). Mais uma vez consegue fugir e da sua fuga ao sucesso das passarelas mundiais "vai um pulinho"
No auge da sua carreira revelou ao mundo que tinha sido vitima de excisão feminina e iniciou uma luta contra esta tradição.
Tornando-se embaixadora da ONU.



FICHA TÉCNICA

Titulo original: Desert Flower
De: Sherry Horman
Género: Drama
Ano de Lançamento: 2010
País de origem: Reino Unido
Duração: 120 min